segunda-feira, 25 de maio de 2020

A queda do maior genocida da história moderna se aproxima

Imagem: detalhe da charge de Renato Aroeira
"A queda de Bolsonaro será como derrotar o nazismo. Terá um impacto gigantesco na reestruturação da história do país. Quem estiver do lado 'vencedor' terá uns 50 anos de perdão e ficará bem na fita como nunca antes na história deste país"

Moro no Fantástico foi uma decepção? Mas quem esperava que seria um espetáculo?
Só se Moro usasse algum tipo de droga para sair daquela fleuma fono-claudicante e daquela confusão mental que lhe caracteriza o discurso.
Sergio Moro parece fritar no medo tenebroso da própria insignificância que lhe acompanhará até a cova.
Mas isso não é importante.
Moro sempre foi assim e destruiu a economia brasileira inteira sendo assim.

Quem subestima Moro, subestimou Bolsonaro, subestimou o golpe, subestimou o coronavírus, subestimou o raio que o parta.
Há um esporte retórico no Brasil que poderia ser decifrado por um livro intertextual a la Mário de Andrade: "Subestimar, verbo intransitivo".
A angústia crítica faz parte da minha angústia teórica: tentemos ser um pouco mais estruturalistas e menos psicologistas.
O movimento de ontem foi Globo/Moro. E é um movimento de reposicionamento.
Globo e Moro sabem que Bolsonaro não vai durar muito tempo (o Brasil não submisso sabe). Negar isso é subestimar (de novo) os sinais evidentes da história e do cenário político.
Presidente com 25% de aprovação antes da metade do mandato, escravizado pelo centrão, com a polícia federal no cangote, não pode ter um futuro, a não ser um futuro fora do governo.
Claro que o Brasil não é para amadores, mas é bom ainda termos - ou forjarmos - uma mínima relação com a realidade.
Está mais do que evidente que o Brasil não suporta mais Bolsonaro, de A a Z. Sua "base" de apoio é de minguados imbecis que ignoram qualquer espécie de noção do "porquê estão ali", criaturas que perderão a memória no exato segundo em que seu 'esteio imoral' naufragar na lama.
O processo agora é quem vai capitalizar sua queda.
Por isso, dentro da própria esquerda - mais irresponsável - há brigas pelo protagonismo do momento. Todos querem debutar com a cabeça de Bolsonaro nas mãos.
Na direita, idem - mas como a direita é estruturalmente sem caráter, a disputa pelo protagonismo é quase uma 'união'.
Estamos prestes a assistir o surgimento de uma nova estrutura político-partidária no Brasil pós-Bolsonaro.
Depois do horror, a restauração.
O movimento Globo/Moro responde a isso. Quem irá herdar o Planalto depois dessa catástrofe?
Moro, dentro da sua dramática falta de vocação oratória, é um desses candidatos. O discurso anti-corrupção começa a dar as caras mais uma vez, depois do enterro da Lava Jato.
Esse é o ponto importante da entrevista-teatro de ontem: 'Bolsonaro não quis combater a corrupção', disse um Moro lamentoso e cinicamente triste - diante de uma Poliana Abrita treinada pela teledramaturgia jornalística da Globo a cravar uma expressão mortífera de séria.
Que se atenha mais ao texto do que às pessoas.
O texto é o protagonista.
E o texto é derrubar Bolsonaro por corrupção, repetindo a história, não como farsa, mas como história de fato (a farsa foi contra Dilma), numa inversão do clichê marxista.
Alguém aqui pensa que lidar com os sentidos e os clichês da cultura de almanaque historiográfica é fácil?
Fato é que há uma fila imensa de punguistas, oportunistas, paraquedistas e, pasmem, militantes engajados com projeto de país, esperando para surfar na queda do maior genocida do mundo moderno.
A queda de Bolsonaro será como derrotar o nazismo. Terá um impacto gigantesco na reestruturação da história do país. Quem estiver do lado 'vencedor' terá uns 50 anos de perdão e ficará bem na fita como nunca antes na história deste país.
A luta agora é essa: quem vai capitalizar melhor o decaimento da besta.
O day after de Bolsonaro não será fácil. Teremos Moro, Doria, Witzel, Huck, Ciro e toda a sorte de empresários arrependidos padecendo de amnésia política.
A esquerda - responsável - mal se moveu nesse processo todo. Está onde sempre esteve: foi contra Bolsonaro desde o primeiro segundo de seu primeiro mandato como deputado.
A complexidade do momento, ademais, tem contornos de crueldade: a queda de Bolsonaro deixará a esquerda muito forte e é isso que essa legião de oportunistas arrependidos quer impedir.
Nesse sentido, renovo meu apelo: a esquerda precisa parar de ser personalista e voltar a ser mais 'estruturalista', mais prática, mais responsável, mais Lula.
O momento presente é a típica situação em que basta não errarmos para acertarmos.
É pedir muito?

37 comentários:

  1. Respostas
    1. Será que o fascismo brasileira chega lá? Espero que não...

      Excluir
    2. Pelo bem do país bolsonaro tem que ir pra cova esse ano ainda.

      Excluir
    3. E o débil mental,vomita o veneno que destila pelos poros e acha que a Esquerdalha Assassina ainda tem alguma credibilidade. Bolsonaro vai matar todos vocês de ódio. Quem está com a PF no cangote são vocês. Aliás, sempre estiveram. Com Moro ou SEM Moro vocês são uma Organização Criminosa. NÃO VOLTARÃO! Podem se envenenar! #Bolsonaro2022

      Excluir
    4. Eu sou gado com maior prazer, porque se sou denominado gado por votar em alguém que presta, e você que vota em esquerda ladrona #Bolsonaro2022

      Excluir
  2. Respostas
    1. Engraçado é o Lula que roubou o povo brasileiro e ainda tem gente querendo a volta dele pra nos roubar mais e por essas e outras que eu continuo com o nosso Presidente Bolsonaro 🇧🇷 👍 em 2022!👍

      Excluir
  3. #BolsonaroHeroiNacional
    #Bolsonaro2022
    #Bolsonarotemrazao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PSICOPATA IRA P CADEIA C OS FILHOS BANDIDOS ROUBOU ATE GASOSA ESSE FDP ..RACHADINHAS DESDE Q ERA DE3PUTADO NOJO NOJO

      Excluir
  4. Tão certo como vive o Senhor dos exércitos quem vai ser envergonhado e vocês que querem a todo custo tomar o poder, que caso de corrupção você pode acusar o presidente???? Nenhum, na verdade ele que esta impedindo a corrupção dos mal acostumados nessa prática e isso incomoda e vocês e passam a escrever essas mentiradas a respeito dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor Evangélico, a alienação de vocês é enorme!!

      Excluir
    2. Bolsonaro é corrupto sim, vcs que se fazem de cego

      Excluir
    3. A verdade deve ser dita. Quando Bolsonaro assumiu a presidência e eles (os evangélicos) viram uma forma de empurrar sua religião garganta a dentro desse povo não perderam a oportunidade de apoia-lo. Desejo perverso de uai seita que tem como Deus um ser vingativo e punidor. Essa seita, hora denominada a religião do criador é a mais escravagista que já existiu. Calúnias,difamação,preconceito. Tudo em nome desse Deus. Espero profundamente que esse criador, pai supremo nos abençoe e nos livre dessas criaturas bizarras.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Concordo com cada letra da resposta acima, mesmo sendo Cristã, a cegueira dos evangélicos hoje me lembra uns certos religiosos que mandaram crucificar o próprio Cristo.

      Excluir
  5. Fora Bolsonaro lixo satanás do inferno

    ResponderExcluir
  6. Bolsonaro tem razão e vai vencer pois jesus está do lado dele sempre ...

    ResponderExcluir
  7. #Somos70PorCento
    #ForaBolsonaro
    #BrasilLivre

    ResponderExcluir
  8. #Somos70PorCento
    #ForaBolsonaro
    #ImpeachmentDeBolsonaroJa

    ResponderExcluir
  9. Pelo visto aprenderam nada com a derrota de 2018, insistem no Lula e no PT como alternativa, como se toda a situação vigente não fosse obra do vácuo de moralidade e ética deixado pelo PT e pela sua insistência em querer capitanear um processo no qual a rejeição nacional por eles, o antipetismo, é muito maior que a paixão cega, o petismo.

    ResponderExcluir
  10. todo bolsonarista tinha que ser executado. raça de filho da puta sub-humana.

    Deviam ser todos alimentados com merda até o dia do abate sumário.

    ResponderExcluir
  11. #Bolsonaro 2022
    #fechadosComBolsonaro

    ResponderExcluir
  12. Não sou a favor de Bolsonaro, mas achei o artigo grotesco a começar pelo título. Quem o escreveu nem deve saber a definição do conceito "história moderna". Pra piorar, o subtítulo é aberrante, pois dizer que d"Bolsonaro será como derrubar o nazismo" é muito nonsense. Vamos usar as palavras em consonância a realidade, e não de modo passional e ridiculamente hiperbólico. Ele é uma excrescência política? Sim! Mas não chega perto, historicamente falando, do que há no texto.

    ResponderExcluir
  13. Pode chorar a vontade, enquanto isso estradas sendo construidas, linhas férreas importantes no Brasil para comércio, água chegando no Nordeste, empresas se instalando no Brasil, economia ja dando sinais de melhora etc etc.. A política é suja e infelizmente exustem a maioria de senadores e deputados que so pensam em se, mas só de não roubar e saber administrar que vai pra frente...Bolsonaro 2022

    ResponderExcluir
  14. BOLSNARO 2022 ... SÓ MESMO RINDO DESSES PETRALHAS , NAO DESISTEM NUNCA KKKKKKKK

    ResponderExcluir