sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Raduan Nassar e a escrita da terra, por Gustavo Conde

Foto: Juan Esteves

O paralelo entre a semeadura e a palavra é obsceno de tão óbvio. Plantar é escrever na terra. As bifurcações semânticas são apenas o efeito colateral da atividade linguageira que, a rigor - como postula Novalis -, sempre quer voltar para a casa, a casa da literalidade perdida. 

 

A língua e a terra são duas irmãs desgarradas no tempo, singradas pelo arado simplificado dos homens das letras. O homem do campo, este sim, contempla a linguagem em todas as suas pulsões telúricas, na simplicidade do sopro e na delicadeza do trato. 

 

Raduan Nassar trafega neste território selvagem da escrita física no corpo do real. 

 

Os homens, que não entendem suas origens e seus medos, dizem por aí que ele “parou de escrever”. 

 

Não. 

Raduan trocou a caneta pelo arado, mas seu arado jamais deixou de ser caneta. Sua “dicção agrícola” é composta por sobreposições monumentais como os fluxos líricos da lavoura metafórica. Sua colheita é narrativa. Sua semeadura, literal. Sua irrigação é a mão transpassada em página fendida - em pressões caligráficas. 

 

O trigo colhido por Raduan não é alimento (apenas): é significado. Sua lavra é a palavra.

 

E vice-versa.  


Raduan publicou essa obra monumental encravada na terra. Ela se chama “Fazenda Lagoa do Sino” - subtítulo “Câmpus da Universidade Federal de São Carlos”. 

 

Quando o autor de Lavoura Arcaica doa sua maior obra ao país, quando ele controla e exige minuciosamente - em contrato - um tratamento solidário, democrático, acadêmico e inclusivo para seu “texto real” em novas mãos públicas, ele ‘autografa’ seu livro-legado, ressignificando a vida de milhares de jovens, protagonistas de sua mais generosa obra. 

 

Raduan não interrompeu sua escrita: ele escreveu o mundo e a vida. 


9 comentários:

  1. Conde, nesses tempos de embriaguez na ignorância, obrigado por trazer lucidez com seus textos e reflexões... Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Hoje não tem live do conde denovo???

    ResponderExcluir
  3. Conde,
    Gratidão meu caro amigo.
    Gratidão 😊
    Sua escrita ilumina minha estrada solitária.
    Gratidão 😍

    ResponderExcluir
  4. 100 palavras para elogios
    foi uma semana Inesquecível
    saúde para você é Raduan

    ResponderExcluir
  5. Assisti a Live umas vezes e em todas vezes e para escorrer Lágrimas de Emoção e Orgulho por esta Oportunidade de Participar, ver e ouvir os Justos Depoimentos de Todos ao Raduan Nassar; Parabéns, Saúde e Vida ao Raduan, à Você por nos Presentear Esta Oportunidade da Live e se Orgulhar das Palavras que Você Deixa Registrado Por Todos Nós.
    Deus é Bom e Justo com Todos que Lutam com Fé e Afinco pelo Bem de Todos Desprotegidos; Saúde e Proteção para Todos, Para o Lula que é o Mais Visado, Oro Muito Pela Proteção até Contra os "Invejosos" e Maldosos Fisicamente para que se Reverta em Uma Armadura de Proteção ao Lula e a,Todos Vocês da Linha de Frente com Esta União e Fortalecimento das Palavras da Esperança.
    Boullos já é Um Vencedor de Mãos e Coração Limpos e Queira Deus Vermos se Consolidar Sua Vitória, da Manu, Marília e de Todos Prigressistas em Disputa Amanhã.

    ResponderExcluir
  6. Bravo, Gustavito! Uma homenagem à altura do talento de Raduan, o que veio ao mundo para instigar e deliciar os órfãos da terra ao plantar sementes em nosso chão. Vc segue essa trilha, parceiro. Gratidão.

    ResponderExcluir
  7. Daqui de Paris te sigo tanto nos escritos como em videos debates
    Es um garimpeiro de palavras e nos ofereces sempre belas pepitas, perolas, diamantes ...merci

    ResponderExcluir