segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Bolsonaro e os onze anões, por Gustavo Conde

Às vezes quase sempre a gente pensa que os ministros do STF são pessoas com grande conhecimento e sensibilidade. É do jogo da subserviência histórica a qual todos estamos submetidos, uns mais, outros menos.

Mas a verdade é que eles são tão burros e emocionais quanto nós - sic (favor ter autocrítica).
A avacalhação em torno dessa nova leva de "medidas" para "conter" Bolsonaro é chocante e paradigmática. Um Tribunal que age ao sabor do timing político? E a Constituição? E a letra da lei? E o texto? A interpretação qualificada e técnica das demandas jurídico-sociais?
Fachin, Lewandowski, Marco Aurélio e Gilmar (vou citar só esses porque são os únicos com algum resquício de inteligência) são anões morais. Sentam em processos, confabulam em recessos e sacramentam retrocessos.
Amam os holofotes mais que as próprias mães e regozijam-se em suas bolhas narcísicas diante do genocídio brasileiro.
Hoje, Bolsonaro passou a ser alvo de julgamento na Corte Internacional de Haia.
Mas quem deveria estar também ali é o STF brasileiro, que carimbou a desinstitucionalização do país com requintes de crueldade e indiferença.
A bacia de sangue que paira à frente do Supremo é a mais emblemática do país. São 22 mãos imundas com as vísceras de mulheres, negros, indígenas e idosos.
As tentativas reincidentes de lavá-las sob a luz do nosso jornalismo de conveniência só faz piorar a calamidade pública que grassa acelerada pelo país.
Detalhe: setores progressistas acompanham esse miserável jogo de cena com grande esperança (e ingenuidade).
Brasil, 14 de dezembro de 2020.

4 comentários:

  1. Pesado, mas apropriado e necessário.

    ResponderExcluir
  2. O país está a mercê de máfias corporativas, milícias blindadas e igrejas evangélicas mercenárias, uma tragédia que só se agrava com a anti cultura, o servilismo e o fanfarronismo leviano que domina a populaça, ungida na pós modernidade cibernética narcísica liquida...!!

    ResponderExcluir
  3. Caro Comde. Repassei essa siua postagem para amigos no face e tá,bem pelo watZap.

    Comentários me fizeram voltar e colocar um PS ponderando se a morte de Teori Zavasck não teria influenciado bem seus colegas no STF para ficarem cumplicies do golpe e manterem Lula inelegível até hj. Ao final peço a vc para comentar sobre isto. Gostaria muito de ver sua opinião. Vou enviar na íntegra o texto que fiz ara incentivar meus amigos a lerem o seu. Grato. - obs: estou enviando separado pq enviei junto e não foi.

    ResponderExcluir
  4. A segunda parte como disse acima. A introdução da postagem que coloquei no face na íntegra:

    Chocante.
    Gustavo Conde descreveu com simplicidade e zelo, o quanto é chocante vermos nossas instituições como o STF, a mais alta corte, aquele que seria a garantidor vigilante pra não permitir deslizes que degenerasse nossa democracia sempre cuidando de puxar todas outras e o país para os trilhos sempre que necessário estar assim tão medonhamente desgastada e degenerada.

    Faz tempo que tenho lembrado que nosso judiciário é péssimo pq nossos juízes são conservadores, classistas, racistas, preconceituosos e muitos inclusive despreparados. Lembrando Requião, parece que muitos eram simples decoradores de apostilas para passar nesses concursos que, pensando bem, sabe-se lá como foram feitos.

    AGORA SABER QUE ALÉM DISSO TUDO SÃO ANÕES NO PLANO MORAL ÉTICO E POLÍTICO NOS GOLPEIA AINDA MAIS.

    É BEM ASSIM, MAS COMO DÓI.

    Ps: Acredito que talvez a morte super suspeita de Teori Zavascky, exatamente na hora que ele já anunciara que ia barrar Moro, suas falcatruas contra Lula e suas jogadas com a CIA para a destruição das empresas nacionais que ganhavam concorrência no exterior das empreiteiras dos USA e outras, o que provavelmente faria vazar água no barco do golpe (com Lula concorrendo e as economia funcionando), tenha influenciado terrivelmente o comportamento no STF, a partir do medo, senão pavor inconfesso. Não estou buscando alivia-los não, até pq acho que homens em posições tão importante tem a obrigação de não se permitirem virarem anões caquéticos diante do medo. Tem de usar a inteligência,monópodes que tem é coletivamente não se sucumbir dessa forma.
    Amigo Gustavo Conde, o que acha disso? Gostaria de ver suas impressões a respeito. Abraços.

    ResponderExcluir