quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Mensagem de Natal ao "coletivo do Conde"

Querides, orgulho imenso de vocês. Vocês compõem o coletivo mais qualificado que eu conheço - porque todos vocês são formuladores de ideias, porque não aderem facilmente a teses sedutoras, porque têm autoestima, soberania intelectual, ímpeto, coragem e afeto.

Neste coletivo, eu apenas realizo o serviço "braçal" de organizar as ideias com base na contribuição diária de vocês.
Não compomos aqui uma máquina autoconfirmatória de likes e monetizações. Não empacotamos o sentido para fazer girar a moenda do discurso neoliberal onipresente que nos escraviza o pensamento. Aqui, é "Esparta". Facilitações e ingenuidades são - e continuarão sendo - rechaçadas a base de delicados coices socráticos.
A "voz editorial" que brota deste perfil não é esmagada pela lógica simplista dos geradores de tráfego digital: ela é coletiva, humana, afetuosa e indomesticável. Trata-se de voz artesanal, feita a muitas mãos - e radicalmente fundamentada no espírito crítico.
Por tudo isso - e dentro das convenções simbólicas que podem e devem ser recicladas à luz de nossas angústias de turno -, quero abraçá-los e desejar uma linda introspecção natalina anti-pandêmica.
Que o universo que habita a casa de vocês, que o infinito incrustado em suas memórias, que a interação renovada no trato familiar, que o processo de reconhecimento do mundo e do outro projetem a necessária renovação simbólica subscrita no espírito natalino.
Que todos tenhamos o condão da teimosia democrática para superar o mais estranho momento da história brasileira.
Com liberdade, com independência, com afeto.

Um comentário:

  1. Com a irreverência desse cartão de Natal, DÉCADA, escrito na estrela da árvore, quem teve a idéia?Foi muito criativo,bom se foi vc Conde, parabéns,senão foi,parabéns tb.Vc disse que a voz artesanal ,feita a muitas mãos,quer dizer quando seu público,que comnenta a partir da sua resenha das notícia do dia que vc traz e faz o seu comentário.Acredito que a minha voz artesanal precisaria ser lida por vc,tudo bem, vc já leu várias vezes mais de 2 semanas pra cá ,não vejo mais isso.Mas um coisa eu reconheço: que mensagem bonita e profunda,"O universo que habita a casa de vcs....isso é pra mim é uma poesia,pensada por alguém que faz a diferença nos seu trabalho braçal, de se comunicar com provocação,sendo indigesto,sem tutelar o seu público,sem concordar com vc e sem idolatria,continuarei a participar do seu coletivo nos comentarios,sabe por que?Pois se tem alguém insistente sou eu.Pela minha fé, que a LUz que o menino Jesus Cristo já trouxe ao mundointeiro,que essa LUZ, ilumine a sua mente e a sua vida.Feliz Natal pra vc e todos que lerem essa mensagem.Um bjo pra vc Conde.

    ResponderExcluir