quarta-feira, 25 de julho de 2018

As explicações para a bestialidade das nossas elites estão a caminho


O episódio do funcionário que homenageou Dilma com a escrita confeiteira afetuosa em uma singelo prato de sobremesa no restaurante ‘A Favorita’ - e recebeu uma 'retratação institucional' de seu patrão -  é emblemático demais. É a elite do atraso em sua plenitude didática. O fato de o proprietário se achar no direito de se manifestar a respeito e declarar que a homenagem ‘não traduz a posição do restaurante’ é o ó do borogodó da elite escravocrata e da mediocridade colonial que encrustam os donos do poder no Brasil.

O pior é que tem gente que acha que ‘é isso mesmo’, os analfabetos espirituais que habitam os interiores semi abastados do país, sobretudo os interiores de São Paulo. Conheço muitos pessoalmente. É a velha profundidade humana de um pires de café raso.

O Sr. Arecco (esse é o nome dele) dono do restaurante, não tem absolutamente nada a ver com o que pensa seu funcionário, nem com o fato de este funcionário manifestar seu pensamento dentro da ‘sua propriedade’.

Esse pensamento escravagista explícito da nossa elite, gesto escandaloso de ingerência cidadã, será em um futuro próximo tipificado como crime, tal como o crime de racismo e o crime de homofobia (é, na verdade, um desdobramento desses dois).
  
A ideia de que ‘propriedade física’ se desdobra em ‘propriedade intelectual’ é uma monstruosidade. É a mesma lógica que impera no Grupo Globo.

O dono da Rede Globo é absolutamente igual ao dono do restaurante: ambos não querem que seus funcionários tenham liberdade de expressão. Calcule, portanto, a indigência do nosso sistema de comunicação: o dono de um conglomerado de R$ 70 bilhões age como um dono de restaurante (com todo o respeito aos donos de restaurante).

O Chico Pinheiro também não pode ‘escrever na sobremesa’. O William Bonner não pode ‘escrever na sobremesa’ (esse nem saberia). A Renata Vasconcelos não pode ‘escrever na sobremesa’. O caboman ‘José da Silva’ não pode ‘escrever na sobremesa’. O iluminador ‘João de Deus’ não pode escrever na sobremesa.

Essa é a lógica da nossa elite. É por isso que eles detestaram os governos do PT. Não é porque o trabalhador começou a frequentar o aeroporto ou porque a filha da empregada é melhor em matemática aplicada que o filho da ‘patroa’. É porque essas pessoas começaram a ‘falar’ e a se ‘expressar’.

É muito mais insultuoso para a nossa elite obtusa e destituída de conteúdo ter que lidar com pessoas reais, que falam e pensam com ‘qualidade’ e profundidade, do que ter que lidar com a comodidade daquela ‘falsa qualidade’ de discurso que o dinheiro pode pagar (a revista Veja, por exemplo).

Donos de ‘Globos’ e de ‘restaurantes’ são o vetor que faltava para a compreensão da tese que explica em definitivo o Brasil. Eles não suportam o sentido. Como são rarefeitos, são intolerantes à densidade. Mas querem controlar isso, querem multiplicar a própria mediocridade como elemento de controle da força de trabalho.

O problema é que o sentido é forte demais.

Eu posso explicar o que significa ‘o sentido ser forte demais’ com o auxílio de um ditado popular. É praxe nos estudos linguísticos do discurso, os ditados populares explicarem de maneira metafórica os protocolos de produção de sentido das sociedades.

Não é, portanto, o ‘bem que sempre vence o mal’. É o ‘sentido que sempre vence a falta de sentido’. O sentido, meus caros, vai prevalecer, não se preocupem.  A falta de sentido não aguenta muito tempo ‘sozinha’, até porque a condição simbólica da nossa espécie é produzir e consumir sentido. Se esse regime fracassar, a espécie fracassa (ou se torna insuportável).

Recobremos o sentido das nossas vidas e do nosso país para que assim possamos escrever em muitas sobremesas que ainda virão pela frente. Uma vez experimentada a liberdade de pensar, ela jamais deixa de provocar o comichão de sua emergência nos sujeitos e na história.

A ferida profunda, causada pela adaga do golpe, infeccionou o tecido e a carne e quase matou o paciente. Mas o sistema autoimune não se entregou. Agora, o sentido ‘coça’.

2 comentários:

  1. Se a sua empregada.ou Colaboradora apresentasse uma Sobremesa c/ a frase °°Viva BOLSONARO/17..Vc a "Elogiaria" pela Criatividade em nome da Liberdade "Democrática" de Expressão??.. E suas Visitas" tb Aprovariam ?? Afinal, a sua, parece ser uma "Casa" Bem "Democrática"!! é

    ResponderExcluir
  2. Gustavo Conde ouvindo vc um dia desses achei interessante, inteligente a sua fala. Mas ao pesquisar mais especialmente sobre o seu trabalho me decepcionei profundamente. Suas idéias ( as quais tem todo o direito) são incoerentes em se tratando de alguem tão culto. Não estou fazendo defesa do Bolsonaro nem as ideias dele. Mas daí não ter percebido ou visto a atuação do PT no Brasil é decepcionante partindo de vc. Acredita realmente que o Lula é uma vitima do Moro?
    O seu entrevistado tão renomado, cheio de titulos ( arrogante) defendendo a ideologia de gênero em um país que as crianças ( que vivem a margem da sociedade e estudam em escolas publicas) vao para se alimentar apenas e ouvem um professor petista falar sobre ideologia de gênero qdo querem comida apenas?
    Já vivem em comunidades precárias violentas, pra ouvir essas asneiras de um " mestre) que não sabe as matérias as quais deveria ensinar.
    Enquanto isso os filhos seus e dos seus entrevistados estão em escolas particulares onde realmente tem conteúdo didatico para prepara-los para o vestibular, uma carreira brilhante não é mesmo?
    Qto a cartilha tão criticada por vc e seu convidado, ela existe e a própria Dilma ficou assustada, mais até que nós brasileiras com as idiotices dela, qdo foi informada de tal material estava sendo distribuído para as crianças de 5 a 8 anos de idade. Ela não é invenção do Bolsonaro. É do Lula e seus comparsas. Veja no YouTube a que ponto chegaram as informações deturpadas do " material didatico do PT" em uma escola em Contagem MG. Verá uma aula de sexo pornô.
    Moro em Contagem conheço a dita escola e seus profissionais do mais alto grau de insanidade.
    Portanto mude o foco e vai passar uma msg decente para nosso povo já tão prejudicado com os desmandos dos ignorantes que governaram esse país nos ultimos 16 anos. Leve um filho seu pra responder o questionário que foi passado para os alunos responderem nessa escola e acreditarei que vc não é só mais um babaca com duas medidas: uma pra vc e outra para os outros que lhe são indiferentes.
    Está lançado o convite. Qdo quiser terei imenso prazer em acompanhar vc e seu filho com menos de 8 anos a tal escola para responder ao famoso questionário do PT. Está aí o desafio. Mostre- me que não é mais um petista ( comunista) sem assunto e fingindo que está trabalhando .

    ResponderExcluir