sábado, 11 de abril de 2020

Eu sei o que vocês escreveram no verão passado


Foram encurralados: não há mais como 'fantasiar' diante de um Bolsonaro. Ocorre que o atrofiamento do aparato leitor foi tão grande, que sequer eles conseguem ser originais: precisam plagiar as análises já feitas pelos jornalistas desgarrados que optaram por não vender suas almas ao esquecimento."

A situação do jornalismo é triste. Mas a diferença entre imprensa tradicional e jornalismo alternativo, ao menos no quesito 'leitura de cenário', ainda é grande.
Há um delay gigantesco que, não raro, me provoca um sentimento de comiseração (pelo miserável colunismo de aluguel que habita as hostes corporativas dos grande jornais).

A última manifestação do 'atraso leitor' do jornalismo empresarial é a comparação de Bolsonaro com Jim Jones.
Fernando Brito, do Tijolaço, fez essa comparação há uns dois meses.
Agora, Merval Pereira e até a Economist adotam a linha argumentativa, afinal, como definir um fanático que leva pessoas ao suicídio coletivo?
Jim Jones é a referência histórica (vai perder para Bolsonaro - já perdeu).
Foi assim, com a greve dos caminhoneiros (a imprensa demorou 2 semanas para saber que a greve não tinha líder), foi assim com a reforma trabalhista (a imprensa demorou 2 anos para entender que a reforma não ajudou a criar mais empregos), foi assim com a política econômica de Paulo Guedes (transformada em pó depois da pandemia) e foi assim com o próprio Bolsonaro.
Se se pegar as manchetes e matérias dos três grandes jornais brasileiros da última semana, constatar-se-á que são idênticas às manchetes e matérias das mídias alternativas de dois anos atrás.
É um delay humilhante.
A publicidade poderia pelo menos dividir a receita dirigida a esses jornais com as mídias alternativas que, a rigor, acertam muito mais as previsões do que sua irmã siamesa.
Empresários, no entanto, não dão um centavo para o jornalismo livre - que tem seus erros, mas que pelo menos ainda "tenta" ler o mundo com algum tipo de metodologia.
Sobre a constatação empírica do delay, basta fazer uma análise semântico-lexical simples: palavras como 'fanático', 'idiota', 'palhaço', 'inepto', 'genocida', 'irresponsável', 'mentiroso' etc, passaram a ser largamente usadas por esses veículos tradicionais para se referirem a Bolsonaro.
A mídia alternativa já dominava essa dimensão lexical há bem mais tempo.
O que dizer dos grande jornais?
Lerdeza? Dormência? Obsolescência técnica? Preguiça? Rabo preso?
Um pouco de cada coisa.
Mas o traço mais dramático é que jornalistas empregados nas mídias tradicionais perderam a capacidade de análise e de prognóstico.
Foram tantos anos forçando a leitura de país para fustigar a esquerda, que a 'competência leitora' para descrever cenários simplesmente desapareceu.
Mirians Leitões, Mervais Pereiras, Elianes Catanhêdes, Veras Magalhães perambulam como zumbis na cena jornalística, mais perdidos do que 'cachorro cego que caiu do caminhão de mudança'.
Foram encurralados: não há mais como 'fantasiar' diante de um Bolsonaro. Ocorre que o atrofiamento do aparato leitor foi tão grande, que sequer eles conseguem ser originais: precisam plagiar as análises já feitas pelos jornalistas desgarrados que optaram por não vender suas almas ao esquecimento.
Como eu disse acima: dá pena desses zumbis do jornalismo. É doloroso vê-los agora tentando recuperar algum fiapo de reputação que seja.
Queridos 'colegas', lamento informar: tarde demais.
Eu sei o que vocês escreveram no verão passado e toda essa massa textual sangrenta que preparou o esmagamento da democracia será objeto de análise por futuros pesquisadores, historiadores e biógrafos.
E não adianta apagar (até porque a internet não deixa).
Sugestão: relaxem e usufruam deste último momento de exposição. Vivenciem o canto do cisne amargo de uma profissão jogada no lixo. Trafeguem pela própria insignificância, degustando cada cifra de apagamento de memória que lhes resta.
Nada, nada, dá uma ópera.

56 comentários:

  1. Conde sempre maravilhoso em suas análises.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Esse sua faculdade de escrever, nos alegra, nos inspira, nos informa, nos faz refletir.
    Obrigada querido Conde! Formidável! Um maravilhoso mimo neste domingo de Páscoa. Abraço fraterno. Paz e Bem. Valéria Torres

    ResponderExcluir
  4. Tarde demais, mesmo, só restando a insignificância e ódio de si e da realidade. Faltou amor e ética a esse pobre jornalismo...

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela visão perfeita.
    Gostaria de ver um contra ponto. Desmascarando estes jornalistas, o que escreveram no passado e o que escrevem hoje, desmarcarando-os e levando aqueles que acreditam neles, comecem a perceber que se trata de "zumbi jornalista" e que não merecem credibilidade.

    ResponderExcluir
  6. Caro amigo Conde, como é doce o sabor da frase "eu avisei". E mais doce quando ainda estão quentinhas as posições dos sabujos, ainda ecoam nos nossos ouvidos os JNs, Folhas de Sampa, Correios tentando colocar o Haddad na extrema esquerda raivosa, quebraram a cara com o "neutro" capitão.

    ResponderExcluir
  7. Ótima análise. A semiótica bem aprimorada de um jornalismo sério e comprometido com a realidade.

    ResponderExcluir
  8. Perfeito. Acrescentaria aí um outro zumbi, o Josias de Souza, que tenta se mostrar como um decano do jornalismo sem rabo preso, mas cai na vala comum dos preconceituosos com suas análises de um saudoso passado que não existe mais (só na mente dele). Todos ficarão para a história como símbolos de um jornalismo vulgar e servil que maltrata(ou) e desmoraliza(ou) a própria profissão que deveriam honrar.

    ResponderExcluir
  9. Venderam a alma de jornalista. Faltou o Reinaldo Azevedo e Josias de Souza. O verao passado é bem mais esculhanbado. Nao gosto de lê los dá asco.

    ResponderExcluir
  10. Excelente! Toda a verdade e realidade explícita! Parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Análise perfeita e tão oportuna quanto necessária. Deve ser lida esmiuçando cada frase,cada afirmação,para assimilar e manter-se bem informado.

    ResponderExcluir
  12. Análise Inteligente e imparcial, comum a quem não abandonou a sua trincheira, e não vendeu a alma ao diabo.

    ResponderExcluir
  13. Muito bom como sempre. Eu entrei no twitter por causa da sua conversa com o Atuch. Abraço!!!

    ResponderExcluir
  14. Acompanho o segmento da mídia alternativa desde o dia em que abriram a caixa de pandora, ao derrubarem a Dilma. Desde então, estou colado em toda a produção discursiva do campo progressista. O condão é TOP - sou seguidor no Youtube.

    ResponderExcluir
  15. Essa é uma análise perfeita e infelizmente estamos vivendo esse presidente ridículo, por resultado de jornalistas que se perderam na profissão, ou se venderam....

    ResponderExcluir
  16. Análise excelente desse momento amargo no qual vivemos (quiçá não seja tão longo). Não há a menor dúvida de que a mídia tradicional é a principal responsável, de forma direta, por tudo de ruim que vem acontecendo no país e a todos nós.

    ResponderExcluir
  17. Esses, sem falar o Reinaldo, que acendeu a luz antes do final da linha.

    ResponderExcluir
  18. Com habilidade textual precisa, tu consegues verbalizar meus pensamentos e sentimentos, obrigada. Faça mais.

    ResponderExcluir
  19. São todos coautores de toda essa desgraça a que assistimos. Me lembro bem do Merval fazendo campanha pró Bolsonaro. Pois ao tentar desqualificar publicamente o Haddad era isso que ele fazia.

    ResponderExcluir
  20. Elite do atraso, como bem disse Jessé de Souza. E agora???

    ResponderExcluir
  21. Matou a pau!!!! Seria preciso criar um programa com vários entrevistadores progressistas e colocar um por um desses aí na sabatina jornalistica.

    ResponderExcluir
  22. Conde se superou. Brilhante análise. Arrasou!!!!

    ResponderExcluir
  23. Caro Conde, você mostrou que o velho jornalismo ou 4°poder, por onde entravam e saíam como se fossem algozes de seu entrevistados, acabou. Foi para o lixo. Até mesmo alguns jornalistas, ficam sem perguntas diante do medo, apenas tomando notinhas e quebrando todo seu português para mostrar sua superioridade, como se fossem verdadeiros juízes de seus desafetos ou contrário. Brilhante. Não posso deixar de mensionar Glenn Greenwald, que mostrou como se faz jornalismo sem medo e de verdade. Vc não é Conde, você é REI.

    ResponderExcluir
  24. Espero que o covid 19 desapareça.para o congresso.possa cassar o Bolsominon e Filhos farinha do mesmo saco

    ResponderExcluir
  25. Desde o mensalão, o jornalismo tomou o rumo de prescrever para a sociedade brasileira o remédio amargo da dubiedade semântica como panaceia afirmativa. Escolheu um lado, justamente aquele que transgride a verdade e barganha os sentidos. Numa trama bem arquitetada para embaçar a aura da soberania petista, intensificou o discurso unilateral de uma pretensa trama imoral de poder absoluto pelo maior partido de esquerda do país. Teve à disposição todos os aparatos para transformar o pseudo em real e hoje é refém de sua própria armadilha enunciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. JÁ IA ESCREVER...DESDE O INÍCIO do(criado) "MENSALÃO"...pelo meliante cari-oca -e encampado por toda a mídia golpista pró desintegração do PT - e seu carrasco , o Juquim.

      Excluir
  26. Um retrato claro e limpo desse jornalismo que navega segundo os seus interesses e não do povo.
    Muito bom.

    ResponderExcluir
  27. Perfeito! Parabéns! Como é bom ter um artigo assim pra ler. Obrigada!

    ResponderExcluir
  28. Zumbis! Perfeita definição. Agora pelo que parece, devem adotar o ex Juiz ministro que é outra fraude

    ResponderExcluir
  29. Perfeito. Sei q não dá p citar todos, mas aquela Cris Lobo...

    ResponderExcluir
  30. Pegou leve Conde.
    Eles nao sao apenas colunistas de aluguel, sao criminosos.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  31. Este aí nos envia um recado curto e certeiro; levanta, sacode a poeira e dá volta por cima.
    Matéria excelente!
    Obrigada por não ter desistido do seu trabalho limpo e que nos mantém bem informados.

    ResponderExcluir
  32. acredito muito num pedido de desculpas sincero,como humildade;///////////////

    ResponderExcluir
  33. Lembro de uma dessas dizendo que a convenção do PSDB era uma convenção "cheirosa", comparando com a convenção do PT.

    ResponderExcluir
  34. O problema não são eles e elas, que apenas fazem o que o patrão os manda fazer. O problema são os nossos, que continuam bajulando a grande imprensa e que, quando chegam ao poder, chamam aqueles aquelas para comandarem a conta publicitária, deixando a imprensa alternativa à míngua.

    ResponderExcluir
  35. Excelente, claro, objetivo. Não precisa nem de desenhar.

    ResponderExcluir
  36. Sensacional! Melhor texto que li na pandemia.

    ResponderExcluir
  37. Queria tanto ter escrito este artigo....mas ainda está em tempo de eu divulgá - lo ... parabéns... Conde...compartilhei lá no Facebook

    ResponderExcluir
  38. Parabéns Conde, com tuas palavras, vejo que sempre estive do lado certo.

    ResponderExcluir
  39. Excelente companheiro Conde. Perfeita análise. Boa noite Parabéns.

    ResponderExcluir