sábado, 2 de janeiro de 2021

Bolsonaro nada de braçada, por Gustavo Conde

Só vi agora as imagens de Bolsonaro pulando do barco - com os seguranças pulando junto e todos nadando em direção aos banhistas na Praia Grande. É impressionante ver todo mundo gritando “mito” e nadando atrás do presidente. A filmagem capta tudo, até os brados de “- Doria, vai tomar no…”.

Banhistas com o celular em punho dentro da água registram a cena.
Antes de dizer que “é um absurdo”, que “são todos assassinos” e de indagar “como o STF, a polícia e autoridades em geral permitem esse tipo de coisa”, apenas alerto: este cidadão miliciano pode acabar permanecendo no poder por muito tempo.
Ele literalmente “nada de braçada”.
A esquerda não entende, não quer entender e se recusa a cumprir um novo papel no campo da comunicação política. Faz o mesmo de sempre achando que “uma hora vai dar” - anuncia estatísticas, apresenta dados, redige notas de repúdio e fica “esperando Lula”.
Sinceramente, eu não sei o que é mais irresponsável: a nossa letargia ou a impetuosidade canalha dos atuais proprietários do poder.
Bolsonaro está dando um banho de comunicação em todos nós.
Miseravelmente, a imprensa tradicional se juntou à esquerda para vociferar contra Bolsonaro, num festival de enunciados tão bonitos quanto inócuos.
Até quando vamos tutelar Bolsonaro?
Até quando vamos “governar” por ele - de maneira precária, uma vez que somos oposição - e deixá-lo imune a tudo?
Assim, a “travessia” não será apenas longa, será permanente.
O que eu sugiro?
Ora, ora, ora! Sair dessa mesmice insuportável de ostentar o próprio assombro diante da confusão geral de país, todos os dias!
Bolsonaro brinca, pula e atiça a militância porque não o deixamos governar, porque sobre ele não recai a responsabilidade de conduzir o país durante a crise econômica e sanitária. Ele simplesmente não tem nada com isso e diz não ter nada com isso.
O que fazemos? Ficamos chocados com suas declarações e prosseguimos em estado de choque contínuo.
Proponho 4 pontos fundamentais para dar início à retomada do raciocínio histórico:
1. A esquerda precisa de uma comunicação nova, radicalmente nova, se possível liderada por um estrangeiro;
2. É preciso deixar Lula livre para dizer o que pensa, sem “papagaios de piroca” bajulando seu discurso nem a política do varejo limitando sua intuição (Lula é maior que tudo isso);
3. É imperioso trazer uma visão nova de país para que haja uma identificação nova dos brasileiros com o Brasil - para que os brasileiros voltem a pensar o Brasil como um país;
4. É importante reatarmos os laços com os dissidentes do passado, restabelecer o perdão e começar do zero as articulações para 2022.
Fora disso, seremos atropelados por esta década que se inicia.

44 comentários:

  1. Sem dúvida, Gustavo Conde! Reatar com Deus e o Diabo com o objetivo de exterminar estes vírus é a saída. Mudar a tática é fundamental.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há tempos venho fazendo essa mesma leitura sobre a situação em que o país está inserido.

      Excluir
    2. Sabe qual é o grande problema??
      SOMOS TODOS BOLSONARO!

      Excluir
    3. Sabe qual é o grande problema??
      SOMOS TODOS BOLSONARO!

      Excluir
    4. Ana e Gustavo, vocês não percebem a ironia de reclamar da mesmice e exaltar Lula ?
      O erro da esquerda é exatamente este: insistir com a corrupta cúpula petista.
      Já passou da hora de buscar alternativas.

      Excluir
    5. Somos todos Bolsonaro, vai chorar na cama.

      Excluir
    6. Falo faz tempo. A esquerda trabalha como se estivesse na virada do Séc XIX ou então, ainda nos anos de fogo da ditadura. Não se agrupa, busca um ídolo e não entende, definitivamente o Zeitgeist. Não sendo uma intervenção divina com algum cometa caindo em Brasília, Bolsonaro estará reeleito em 2022. Passaporte é a saída, ou uma inteligente ação de compreenção da realidade brasileira.

      Excluir
    7. Eu estava observando o texto acima e o autor dizia:"Até quando vamos tolerar Bolsonaro no poder??"
      Eu acho que não falta muito... levando em consideração que não tem dois anos de ótima administração, falta mais 6 anos após a reeleição.kkkkk
      Será que a esquerdalha tem visto as obras realizadas sem sangrar os cofres público??
      Governo sem corrupção a esquerdalha não entende não é???
      Somos todos Bolsonaro

      Excluir
  2. 54% concidera Flávio Bolsonaro culpado, pelas rachadinhas, pesquisa recente, será q não tem nada com o boçal? O boçal é orientado guiado, por estrategistas da direita internacional, é preciso associar os erros e fracassos do governo, a imagem do presidente, ele consegue, com ajuda da mídia dos aliados e até da oposição, transferir pros seus ministros,e governadores prefeitos judiciário'etc etc !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concidera kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Considere corrigir

      Excluir
    2. Esse "concidera" está parecendo coisa de lulo-esquerdista alfabetizado pelo Método Paulo Freire...

      Excluir
    3. Pode associar os acertos também? Se puder tá ótimo.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Com essa cara de cachaceira deve ser parceira do lula nos butecos.

      Excluir
    2. A senhora tem provas? eu disse provas reais de um só ato de corrupção do governo atual.

      Excluir
  4. Esses 4 pontos que vc sugere Conde,não sei de onde vc tirou,mas tudo bem.Só vou fazer perguntas aqui.Essa comunicação radicalmente nova que a esquerda precisa,Tipo um Steve Banon,mas do lado do bem!Segundo o Lula,está disposto a dar a sua orientação do que a esquerda deve fazer desde já para derrotar o Bolsonaro e o fascismo que o projeto de poder que ele representa? Os brasileiros voltarem a pensar o Brasil como país,aí que tá o problema,o que se fazer para o povo entender a destruição que o Bolsonaro causa na vida dos trabalhadores? e por último perdoar os dissidentes do passado que saíram falando mal do PT,mas quem vai dar esse primeiro passo?A Gleisi como presidenta ou o Lula,podem conversar com esses dissidentes desde já?
    São 4 sugestões radicais que vc está sugerindo.Conde vc poderia mandar para a Gleisi,fica a minha humilde sugestão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai aprender a escrever e articular um pensamento com um mínimo de cognição antes de "brindar" os outros com tuas asneiras criatuuuuuura....

      Excluir
  5. Está difícil dessa esquerda enxergar, cada partido quer ser protagonista,parece que a pauta não é comum! Um absurdo! Reeleição é enterrar de vez esse país!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá com saudades da corrupção seus boçal!!

      Excluir
    2. Contando os dias para reeleger meu presida MITO.
      É BOLSONAROOOOOOOOOO
      MITOOOOOOOOOOOOOOOOO

      Excluir
  6. Respostas
    1. Eles já estão lá...kkkkk....tão é tentando voltar...kkkk...

      Excluir
  7. Vocês da esquerda, estão todos fudidos com o Bolsonaro. Tudo que tentam emplacar em cima dele, tem efeito contrário. O tiro sempre sai pela culatra. É melhor JAIRem se acostumando com a reeleição do cara em 2022.

    ResponderExcluir
  8. Caro blogueiro em desespero:com essas 4 sugestões mequetrefes,Bolsonaro não só continuará nadando de braçada como se reelegerá, em 2022, logo no primeiro turno.

    ResponderExcluir
  9. Vocês sabem como é a tortura na China?
    Vocês sabem porque deram o apelido do Ernesto Guevara de Che. Foi chamado assim porque não gostava de se limpar e fedia muito. Nunca foi médico, matava seus desafetos que estavam ao seu lado pelas costas. Dúvida? Documento oficial de Cuba! Cercado depois dos seus serem abatidos pedia clemência e chorava feito menininha! To zuando? Ou VCS vão continuar passando vergonha.

    ResponderExcluir
  10. Gustavo, correto seu pensamento. Nós temos de sair da caixinha mesmo. Num país com mais 30 partidos reina aquele que se alia a quem está no poder. Nem esquerda em direita, quem manda é o centrão (agremiações de grupos de interesse associados para assaltar o Estado, bancados pelo capital que compra agentes da justiça e patrocinados pela mídia dominante). Neste caso só vejo duas saídas, uma é pela força e nesta eles vencem. A outra é pelas alianças (com os movimentos sociais, com os partidos políticos e no alinhamento com as ideologias sociais majoritárias). Neste país aonde partidos surgem como milhos pipocam em uma panela de pressão, ou se alia a eles, mesmo que momentaneamente, ou não se chega ao poder.

    ResponderExcluir
  11. Trabalhem para fazer uma reforma política decente, acabem com essa montoeira de partidos políticos que para a sociedade não servem para nada, daí sim, criar partidos fortes, coerentes, responsáveis, formados por cidadãos comprometidos com as boas causas, que dispensem todos os privilégios vergonhosamente existentes hoje nos parlamentos brasileiros que é uma vergonha internacional.

    ResponderExcluir
  12. 1...2...3...4...?

    Kkkk

    Governando por Bolsonaro? Hahaha

    Lula libre pra pensar e decidir? Um pinguço demente?

    O papagaio de piroca, sabe de uma coisa? Você falou falou e só disse o que o povo já sabe!

    Que a esquerda precisa inovar seu jeito de enganar o povo! Por que fazer mesmo. Quem já fez muito e vai fazer muito mais é Bolsonaro.

    Agora!!!! Se existe alguma coisa dentro de sua cabeça no lugar do 🧠, favor guarde uma informação. A vez de DA ESQUERDA passou.

    O mundo moderno já trouxe e está trazendo cada vez mais, esclarecimento para sociedade. Esqueça a ideia de um dia ver o país dominado de forma ditatorial pela esquerda. Mate sua vontade! Vá pra China ou vai tomar na Cuba!

    Miserável!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendo como tantos apoiam um governo fascista, homofóbico e racista. Ninguém lê os jornais dada as devidas notícias que o idiota não está nem aí com o povo? Assim como ele respondeu sobre a morte de tantos brasileiros pelo covid : É daí, é eu com isso. Não é a família dele morrendo e sim nós a míngua. Sem postos de trabalho, sem alimento, sem nada, mas o que diz o bozopata : E daí????? Ninguém vai acordar, vão continuar na mesmíce?????? São todos retardados? Acéfalos sem família pra sustentar?????

      Excluir
  13. Há! Uma coisa, aprendemos muito bem com à esquerda! Pra vocês não tem perdão! Tem um bom paredão!!

    Ingênuos esquerdistas que nos lê! Acordem e saltem deste barco. Além de papel, em algum canto ele é uma furada!!

    Em nome de Jesus, estamos aceitando conversões!

    De fato, é inacreditável imaginar que alguém ama a JESUS e é esquecidas ao mesmo tempo. Que incoerência!

    Se liguem!!!!

    ResponderExcluir
  14. A esquerda no Brasil precisa se reinventar, parar de mimimi, mudar suas figuras corruptas e ultrapassadas, trazer propostas para o povo e não para seus militantes fiéis, pensar no bem do Brasil ao invés de pensar no mal do Bolsonaro, ou seja com novas figuras e propostas.

    ResponderExcluir
  15. Caro Conde, não percebe a ironia de reclamar da mesmice e exaltar Lula ?
    O erro da esquerda é exatamente este: insistir com a corrupta cúpula petista.
    Já passou da hora de buscar alternativas.

    ResponderExcluir
  16. Acho que vc vive em uma realidade paralela..seu texto é equivocado..escrever "responsabilidade de conduzir o país durante a crise econômica e sanitária. Ele simplesmente não tem nada com isso e diz não ter nada com isso" é loucura é irresponsável. Volte pra realidade mesmo que lhe doa a consciência, os "valores proprios".. não lute contra o bom, o correto, o moral e o probo. Você será mais feliz..deixa essa ideia "esquerda" de lado..seja brasileiro apbrasileiro 🙏

    ResponderExcluir
  17. O problema é que a esquerda não entendeu que a maioria da população cansou dessas práticas progressistas que só visualiza os interesses das minorias! #Bolsonaro2022 atende os anseios da maioria e por isso será reeleito!

    ResponderExcluir
  18. Triste ler is comentários onde o grande argumento é chamar o sujeito de "mito"!
    Parem de passar vergonha!
    O sujeito é um parvo, inepto, arrogante, incapaz, mal intencionado, só pensa em 2022 e tá se lixando pro país, seus ministros são o quadro da dor.
    Este energúmeno é uma vergonha internacional!
    Fora Bolsonarooooooooooooool

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que você não está acompanhando os acontecimentos em nosso país ? Os ministros do STF , tiraram a responsabilidade do presidente referente a esse vírus chinês e transferiram para governadores e prefeitos. Acorde. Pare de ver só a Globo.

      Excluir
  19. É por causa de raciocínios (?) Como estes que tu e o Stoppa foram defenestrados do 247...

    ResponderExcluir
  20. Meu caro Conde se atirou num ninho de víboras. Aconselho a retirar essa postagem imediatamente. Mas pareceu uma infeliz golfada de algo mal diferido, ou em outra hipótese assunto, também infeliz, pra rodada de amigos íntimos. O amigo esqueceu até que é um linguista, e não prevê o desastre ao expor seu desespero, sem precaução estratégica. O 247 do Atuch tá afundando em canoa furada, uma atrás da outra, mas você, amigo Conde, tem que segurar as rédeas do cavalo chucro que representa essa onda enlouquecida, que talvez só a alto destruição venha dar cabo, em cujo trajeto temos que nos precaver pra não embarcarmos juntos, o que, sem dúvida, está nos planos dos nazifascistas. Doutor nem sempre sabe de tudo, calma e prudência é como caldo de galinha, às vezes cura melhor e é baratinho. Fecha tua porta ligeirinho e apaga essa ideia de estrangeirar estratégia de comunicação, pois nessa o fora foi pra cozinhar os miolos da gente.

    ResponderExcluir
  21. Sugere uma nova estratégia e reforça a necessidade de se dar voz a Lula? kkkkkk
    Bolsonaro nada de braçada, e o barco de vocês só afunda, conduzido por um marujo bêbado e decadente de 9 dedos.
    Estratégia nova? Só há uma: se conformar, para doer menos...

    ResponderExcluir
  22. Aqui, realmente, se expressam os de sempre, dando ao texto a exata dimensão de sua abrangência. Progressistas (?) anestesiados pela própria incapacidade de absorver o que se esconde na estratégia de um DITADOR encapsulado por uma elite que ainda se apraz em proteger seu brinquedo assassino, chipado por instituições republicanas que se tornaram mercenárias com o erário público. E a extrema-direita bananeira, cega, desdenhando da própria desgraça, sendo o objeto manipulável de uma política que lhe retira a cidadania, o direito de escolha, quando for opcional, de ter um Estado presente e atuante na ausência da meritocracia "excludente". O Brasil retornou ao estágio subdesenvolvido, tão caro a uma extrema-direita incapaz de respirar, pura e simplesmente. Esta precisa de uma aparelhagem diferenciada, que consome a realidade e a traveste de delírio, em que a democracia é trancafiada nos porões de uma justiça acovardada. Os comentários de anônimos e afins deixam clara a mensagem que Conde transcodifica: se não houver mudança de discurso/agente/significação, aquele que se afina com uma retórica, pensada e estudada, de pseudo-simplificação do popularismo vigente neste pretenso governo será o agente contaminador do pior que cada brasileiro desfocado de sua importância poderá suportar. (vide as aparições, falas e ações milimetricamente condicionadas do presidente e o comportamento suicida da população, se deixando contaminar e contaminando).Num país tão tóxico, onde se aceita um DITADOR genocida, a pandemia veio para mudar o símbolo da bandeira: ao invés de estrelas, coloquem-se cruzes!!!!!!!!

    ResponderExcluir