quarta-feira, 7 de abril de 2021

A miséria humana de um reality show em meio a um genocídio, por Gustavo Conde

Um tanto chocado com as pessoas supostamente 'progressistas' assistindo o BBB.

É uma solidão muito grande.
Assistir sociologicamente é uma coisa. Fazer isso com o Jornal Nacional, por exemplo, me parece digno. Mas torcer publicamente por um reality show subdesenvolvido? Elogiar? Sofrer?
É um mico muito grande, me desculpem os que assistem.
Alguns, a gente entende.

Por exemplo, Felipe Neto. É muito contrato de publicidade. É muita grana envolvida. E é um ganha-ganha danado. Neto promove o programa e atiça as redes com engajamento (que a Globo não tem) e a Globo devolve a Neto o tráfego digital conquistado com o milionário marketing do programa.

"Jornalistas-subestrelas-de-redes" que transitam no meio-fio da história também oferecem sua cota de colaboração para o sucesso financeiro do produto global. Pablo Vilaça, Leandro Demori e mais uns tantos parecem viver para o BBB. Torcem, se emocionam, gritam, se animam, comemoram.
Enquanto isso, mais 4 mil pessoas morrem no país.
"Ah, mas que chatice ficar pegando no pé dessas pessoas legais!"
Eu não vivo num concurso de beleza, caras-pálidas. Tenho até medo de agradar - porque se eu "agradar", num país como esse, é porque alguma coisa estará errada comigo.
Para completar a miséria do momento, o engajamento anônimo pelo BBB invade as raias do constrangimento cognitivo.
O usuário de rede vai lá e comenta sobre o programa como se fosse uma subcelebridade do subjornalismo digital. É como tentar participar de uma festa para a qual você nunca foi e nunca será convidado.
"Fulano foi eliminado, yes!". "Que aula de cidadania do Leifert!". "Fulana vai ganhar um milhão, viva!"
É uma incomensurabilidade de clichês.
E para quê tudo isso, do ponto de vista psiquiátrico - com todo o respeito? Para se obter um sentimento de "pertença", para se sentir importante comentando uma coisa que todo mundo comenta porque todo mundo comenta.
Comentar BBB nas redes sociais é o processo cognitivo mais degradante e asqueroso que a tristeza e o azar do testemunho trágico podem oferecer neste momento. É pior que ser bolsonarista.
"Ah, mas você está comentando".
Sim, eu desci ao esgoto para manifestar minha repulsa a esse teatro dos horrores e a toda engrenagem que o permite subsistir.
O programa fetichiza (não "denuncia") todas as chagas contemporâneas da desumanização aplicada: racismo, homofobia, misoginia, machismo e todas as demais fobias trágicas de um tempo trágico.
O BBB é a expressão máxima do bolsonarismo. É um dos vetores midiáticos que permitiu a ascensão de Bolsonaro. É a matriz do cancelamento, a fonte da breguice, a arena das bestialidades, do ódio, da dissimulação.
Muito intelectual nesse país vibra com o BBB - eis a chave para entender porque temos duas cepas de intelectuais: uns que produzem a melhor ciência e a melhor crítica do mundo (pergunte se Miguel Nicolelis assiste ao BBB) e outros que são pura fachada (em geral, os colunistas da Folha, que participam de um clube privê de publicações e favores).
O Brasil já está massacrado demais por essa elite branca da Rede Globo e por esse governo catastrófico de Bolsonaro. O estrago cognitivo que já é imenso, com o BBB ganha ares de dramaticidade tenebrosa.
Seria demais pedir que as pessoas verdadeiramente progressistas largassem um pouco a Globo e olhassem mais para o próprio umbigo e para o próprio país?
Enfim, pedir não custa nada.

37 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Vc tem toda razão Conde. Precisa ser muito raso pra ficar assistindo essa miséria.

    ResponderExcluir
  3. As pessoas fazem de conta não saber que antes e depois do jornal, o jornal continua, manipulando sem dó, alienando com força, alimentando os golpes na democracia. E mesmo sabendo de tudo isso insistem em taxar de "intelectuais metidos a inteligentes" quem denuncia. Não me considero uma intelectual, nem mesmo sei ao certo o que isso quer dizer. Alguém que gosta de ler? Se é só isso, podem me "acusar". Inteligência, ah, NINGUÉM é mais inteligente que eu nesse planeta. E NINGUÉM é mais "burrx". A inteligência é uma capacidade humana, então, todo ser humano a possui, no mesmíssimo grau. O mais é cultura, adquirida, se tiver, primeiro e antes de absolutamente tudo, oportunidade (questão de berço, porque se alguém nasce e sequer direito a um, onde dormir; se já nasce mamando lama na vala exposta e sendo pisoteado pelas botinas da polícia; se não tem garantidas as 3 refeições diárias, fica bem difícil se tornar "cult"); segundo, curiosidade e coragem pra saber onde vivemos, quem somos, o que fazemos, e porquê.

    ResponderExcluir
  4. Com todo o respeito... não, Conde, você não tem o direito de pedir a quem quer que seja que deixe de seguir um programa de tv, que pode ser a única válvula de escape da trágica realidade que nos foi imposta. E digo do ponto de vista psiquiátrico, mesmo.
    Humilhar quem assiste, sendo elitista e colocando o outro na posição de 'ignorante' não é nada legal.
    Dizer que quem assiste é pior do que ser bolsonarista é muito, mas muito cruel. E é um desaforo!
    Assim você repele quem te acompanha há anos, para seguir Pablo Villaça, o Demori, o Felipe Neto. Onde houver o menor resquício de humanidade.
    Não seja tão extremista, por favor. Como você mesmo colocou, pedir não custa nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentário! É interessante observar que as pessoas remetem um discurso ao outro como se a sua verdade fosse a única possível, justifica ainda dizendo que fulano não assiste bbb, isso é coisa de bolsonarista, etc... nesta edição foram levantadas muitas questões importantes como o racismo, a posição da mulher, relacionamentos abusivos, etc... sabemos que estamos em uma pandemia, mas pedir para o povo ficar em casa e ainda censurar o que pode ou não assistir é demais.

      Excluir
    2. Esse conde tem o direito de pedir sim! Mas a gente tem o direito de recusar seu pedido também, SE quisermos.
      Engraçado que o Pablo Villaça linkou esse artigo aqui e nem se defendeu, apenas o corrigindo nas menções. Mas o Pablo se tornou mais outro intolerante às críticas, como exemplo o sujeito me bloqueou no Facebook porque eu emiti um comentário criticando um post dele, e não, não o ofendi, pelo o contrário, EU fui ofendido por vários de seus seguidores (se não soubesse melhor poderia jurar que eram bolsonaristas de tão odiosos que foram) e Pablo respondeu com deboche antes de me bloquear.
      No fim das contas, esta é a questão: INtolerância, a gente só quer seguir o que nos agrada TOTALMENTE e qualquer divergência já é vista como motivo de ruptura. De fato é frustrante para você ler o artigo desse Gustavo Conde é ficar contrariada com a falta de alternativas oferecidas para o o Big Brother, mas daí a querer deixar de segui-lo por isso já é um problema com você.

      Excluir
  5. Aiai, está tudo errado, por todos os lados... Sim! É um vasio imenso, deprê coletiva! A realidade está tão insuportável que pensar que o BBB é real e legal é a droga perfeita!

    ResponderExcluir
  6. Tem gente que acha okay não assistir BBB.
    Tem gente que se acha inteligente por não assistir BBB.
    Tem gente que se acha intelectual por não assistir BBB.
    Tem gente que está tão acima do bem e do mal que não assiste BBB...
    E tem o Gustavo Conde!

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente contigo. Conde vc disse tudo o que penso, lê um livro, assiste um filme, tem vários vídeos show, de lives diversos assuntos no YouTube, ouve música, escreve sobre momento isolamento que e alivia a alma/mente, veja TV Cultura(caiu nivel- mas ainda é melhor TVBobo) perder nosso tempo precioso e dar Ibope pra globo lixo, NAO!!!

    ResponderExcluir
  8. Eita, se você subir no topo do teu ego e pular de cabeça, será morte por suicídio na certa.

    ResponderExcluir
  9. Sem comentários, apenas assino embaixo.Tudo já está bem DITO!

    ResponderExcluir
  10. Mas assistir somente filme ruim ou reality. Ficar só nisso. Num dar

    ResponderExcluir
  11. 2021 e tem gente que ainda acha que é intelectual por criticar como os outros escolhem gastar o tempo.

    ResponderExcluir
  12. Respostas
    1. Ele não vai entender pq é intelectual e não assiste bbb kkkkk... seria ótimo ele observar a Lumena e saber do que você está falando kkk...

      Excluir
  13. Gratidão por esse texto que expressa todo horror que sinto ao ver pessoas entre aspas de esquerda tomando o seu tempo para comentar essa merda nas redes, enquanto o Brasil explode e morre.

    ResponderExcluir
  14. Arrogante e sem noção!

    Pior q ser bolsonarista? Ridículo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que não existe nada pior que ser Bolsonarista mesmo.

      Excluir
    2. Acho que não existe nada pior que ser Bolsonarista mesmo.

      Excluir
  15. Se Paulo Freire estivesse vivo e em sala de aula faria do BBB em algumas pautas como racismo, preconceito e etc como ferramenta da pedagogia. Vc pode usar o BBB, Faustao, as novelas, Altas Horas e tantos outros programas para discutir em sala de aula, e até mesmo o seu texto para contrapor.

    ResponderExcluir
  16. Conde querido, mais uma vez vc acertou na mosca. A mosca que fica voando, zunindo no ar, por vezes posando lá e cá, mas sempre incomodando. Adorei o artigo. Organizou e materializou tudo o que penso sobre.

    ResponderExcluir
  17. correto. mas mesmo assim superficial

    ResponderExcluir
  18. Talvez não seja tão radical, simplesmente saio da sala, mas é o cúmulo da curiosidade humana. Não é ficção, é curiosidade mórbida...

    ResponderExcluir
  19. Gente, por favor!
    Não se pode exigir de todos os brasileiros que não pensam com nós, não foram educados como nós, não receberam a mesma instrução nem a mesma alimentação que tenham o mesmo discernimento. Além disso, por não terem acesso a nossa forma culta e solidária de entretenimento, deixemos que se distraiam minimamente com alguma bobagem qualquer, pois basta olhar ao redor para perceberem que vivem mergulhados na miséria desde sempre e cada vez mais.
    Se a porcaria do BBB servir para repensarem minimamente sobre suas próprias atitudes ou apenas para lhes provocar um sorriso, já terá valido a pena e talvez até os afaste um passo do suicídio.
    Enquanto eles se distraem, nós, seres iluminados, busquemos saídas eficazes para tudo isso com ações realmente propositivas e urgentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês se tornam ridiculos com esses comentários...Deixem as pessoas livres para fazer suas escolhas!

      Excluir
    2. Gosto é feito c_.Cada um tem o seu.

      Excluir
  20. Uma alienação benéfica, possível e sem efeitos colaterais.

    Os progressistas com a régua da intelectualidade humana, são mais danosos.

    ResponderExcluir
  21. O querido Gustavo Conde, apenas, externou toda a indignação e revolta que, também, nós estamos sentindo com as 340 mil vidas perdidas e a volta da fome, consequências diretas do governo Bolsonaro. A globo e programas como o bbb levam à desinformação, à alienação e às fake news, que resultaram na eleição do beócio genocida.

    ResponderExcluir
  22. cada um assiste oq quiser, quem não quiser, não assista.

    ResponderExcluir
  23. Conde, eu te convido a comentar o BBB, pelo menos quando houver uma polêmica nos tts do twitter. Você acharia muito interessante como as pautas progressistas funcionam fora da bolha e alcançam os que estão em formação (ou reformulação) intelectual, moral, política, cultural. Se una a nós, te garanto que Elza Soares, ícone da resistência, faz um bem danado com seus tweets progressistas por conta do BBB. Há vida fora das lives. Acho que dá pra fazer tudo junto e misturado - e sem excluir ou diminuir ninguém. Um beijo!

    ResponderExcluir
  24. Eu não vejo o BBB como uma fonte, mas um sintoma dos mais eminentes de como a Televisão brasileira, a Cultura a Educação, e a Sociedade brasileira estão esvaziados de Substância. Sinto até "falta" de quando Futebol e Novela que eram o grande vetor de mobilização das Massas, e já eram péssimos sinais.
    O Pão estraga, mas o Circo continua de pé.

    ResponderExcluir
  25. "Meu BBB, ninguém sai" é o espírito dos ofendidos diante de um texto tão assertivo. Obrigada, Conde. Colocou em palavras o que sinto.

    ResponderExcluir
  26. Gostei do texto, mas você deve lê-lo para Gleisi Hoffmann, parlamentares do Psol como Sâmia Bomfim e do PC do B, como Jandira Feghali. Todos eles comentando BBB e valorizando as pautas identitárias abordadas pelo programa. Realmente, como você mesmo falou, no mínimo chato, pois eles, mais do que ninguém, sabem da influência da Rede Globo e desse programa para a degradação das pautas de esquerda, para a alienação da população, para o Golpe da no governo da Presidente Dilma, para a prisão do LUla, para a manipulação das massas, para a concentração da renda nas mãos da sempre mesma eterna elite corrupta e para o trágico momento que vivemos, sob o governo Bolsonarista.
    Coloque esse texto tão preciso no perfil de cada um deles, no do Suplici e do Ivan Valente também. Acho que antes de calcar seu tacão em cima do povo, cobre esses representantes, que exerçam seu papel.

    ResponderExcluir
  27. Relendo aqui. Se os brasileiros largassem a platinada e cuidassem da educação dos filhos já estaria de bom tamanho.

    ResponderExcluir