domingo, 25 de abril de 2021

Lula-Mandela, por Gustavo Conde

Convenhamos: dá uma satisfação imensa ver esses protocandidatos de direita batendo cabeça.

Ciro contratando João Santana e posando para foto é hilário. Huck se recusando a dar entrevista é constrangedor. Mandetta se achando competitivo e importante é burlesco. Doria fazendo beicinho porque Lula chegou é divertido. Tasso Jereissati se lançando pré-candidato no PSDB é "zorra total".
Eles merecem. Serão obrigados a assistir de camarote o fenômeno eleitoral mais espetacular da história brasileira: um Lula-Mandela que saiu da prisão política, que arrancou uma decisão técnica do STF à unha, que já havia revolucionado o país e tirado 40 milhões da pobreza, que tem o respeito e a admiração de todos os chefes de Estado do mundo e que joga bola com o Chico Buarque nos campos do MST.
Eu não queria estar na pele desses coadjuvantes eleitorais - é muito doloroso.
No fundo, eu gostaria de reivindicar: chega de homens brancos em eleições! Quero trabalhadores, como Lula! Quero mulheres, mulheres negras!
O sonho pequeno-burguês-oportunista dos protocandidatos machos e brancos, no entanto, faz parte e eles têm o direito. Darão legitimidade à vitória da democracia - que é sinônimo de Lula.
O inimigo-mor é Bolsonaro e, apesar de ele estar em péssimos lençóis, é bom não subestimar a besta, não pelo menos como dispositivo pedagógico (ele é um verme e vai ser defenestrado, mas eu prossigo dizendo que ele é perigoso para intensificar a minha vontade de defenestrá-lo).
Enfim, com uma concorrência dessas, fica fácil.
E Lula, do alto de sua inteligência, vai amá-los todos, chamar para dançar, abrir o sorriso, desconcertar esse ódio da "inveja branca" com todo o seu amor de cidadão do mundo e homem do povo.
As eleições serão difíceis, sem dúvida, até porque nem falei do nosso jornalismo empresarial, talvez o maior adversário da democracia nessa história toda.
Mas, diante desses candidatos de direita fantasiados de centro, eu só posso dizer: vamos correr para o abraço.

4 comentários:

  1. “O que observa não derrama menos sangue do que aquele que inflige o golpe.
    Aqueles que fracassam em evitar a injustiça são tão culpados como o criminoso.”
    https://www.youtube.com/watch?v=Xjno87nx9uo&feature=youtu.be

    ACORDA BRASIL !
    InVerso no presente compreendo o passado.
    A minha angústia com essa triste realidade é reconhecer que a “esquerda progressista” infelizmente errou em não procurar orientar o povo proletariado (alienado, escravizado pelo sistema burguês capitalista de direita), mídia corporativa, pastores, “políticos” oportunistas parasitas do dinheiro público sobre a origem do bem-estar que foi conquistado com muita Luta no Brasil.
    A direita mais uma vez usou a “inteligência do Mal” para enganar mais de 50 milhões de brasileiros e fazer com que boa parte dos eleitores desprezasse o valor do seu voto, votando em branco ou nulo.
    De 1 de abril (dia da mentira) de 1964 – 15 de março de 1985 foram mais de 20 anos de escravidão maquiada pelo sistema.
    Infelizmente não acredito que agora eles irão devolver o Brasil tão cedo, mesmo com quase 500 mil brasileiros e brasileiras mortos e uma Besta e sua Quadrilha Miliciana Cleptocrata.
    A luta para recuperar o Brasil vai ser terrível, quem viver verá.
    Espero que dessa vez a esquerda progressista tenha aprendido a lição: a direita e extrema-direita burguesa capitalista é como o escorpião, traidor venenoso por natureza (preconceituoso, ganancioso).
    A cultura e a educação são as bases sociais epistemológicas de um povo consciente politicamente.
    Menestrel Moacir Reis
    "SEM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS NAS DECISÕES BÁSICAS NA DIREÇÃO DAS COISAS FUNDAMENTAIS NÃO HÁ LIBERDADE."

    ResponderExcluir