terça-feira, 17 de agosto de 2021

Pensamento estratégico abre ciclo de debates nas redes sociais


Os institutos Vladimir Herzog, IDhES (Instituto de Estudos Jurídicos de Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais) e Usideias  promovem na próxima terça-feira, às 17h, o primeiro debate de uma série sobre pensamento estratégico. 

 

Participam desta primeira rodada a cientista política Glenda Mazarobba, o psicólogo Luiz Sérgio, o advogado Mauri Cruz e o ex-presidente nacional do PT, José Genoino. O encontro será mediado pelo linguista Gustavo Conde. 

 

Confira o texto-manifesto sobre o evento virtual: 


Ciclo de Debates


Pensamento estratégico em tempos de crise


“Crises são reconhecidas pela ausência de governabilidade de sujeitos e instituições sobre variáveis decisivas e determinantes de sistemas que coexistem na sociedade, provocando a percepção de incertezas. Carlos Matus, importante pensador latino-americano definiu que ‘quanto mais variáveis decisivas controla um ator, maior é sua liberdade de ação e maior é para ele a governabilidade do sistema. Quanto menos variáveis ele controla, menor será sua liberdade de ação’.

É inequívoco que o mundo vive sob a ameaça de um conjunto de crises: sanitária, climática, econômica, social e democrática. Não é a primeira vez que a humanidade se vê à frente de crises em escala global, por isso, é possível identificar alguns fenômenos comuns: colapsos nas cadeias produtivas com a falência de milhares de empresas e de organizações públicas e privadas; aumento exponencial das populações vulneráveis causado pelo desemprego, crescimento da fome, da miséria e da violência; acirramento dos conflitos entre países, entre classes e setores sociais, redução das liberdades individuais com aumento do controle estatal sobre pessoas e grupos sociais; incerteza sobre o futuro gerando paralisia, medo e caos social.


As crises também são janelas de oportunidades. Alteração a correlação de forças, permitindo mudanças estruturais, políticas e sociais.


À luz dos ensinamentos de Carlos Matus, a Usideias convidou o Instituto IDhES, o Instituto Vladimir Herzog e o Canal do Conde para a realização deste ciclo de debates visando descrever, entender e interpretar as várias crises contribuindo com a organização de um pensamento estratégico que contribua para a tomada de decisões e nas transformações necessárias para uma sociedade mais igualitária, justa e solidária.”


Convidados

 

José Genoino é uma das mais importantes lideranças na luta contra a ditadura militar, tornou-se um dos mais importantes políticos brasileiros, foi deputado federal pelo estado de SP por vários mandatos e ex-Presidente Nacional do PT na primeira vitória da Presidenta Dilma em 2010.

 

Glenda Mezarobba é cientista política. Atua no campo dos direitos humanos, tendo participado na origem da Comissão Nacional da Verdade onde contribuiu no diálogo com as FFAA. Atualmente, compõe o Conselho Deliberativo do Instituto Vladimir Herzog.

 

Luiz Sérgio é psicólogo Social. Tem pós-graduação em Planejamento Estratégico e em Políticas Públicas. Foi professor de Psicologia da Educação na UNESP e Psicologia Social na Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Professor dos cursos e oficinas de Liderança na ENAP e ESAF. Consultor da UNESCO para processos de planejamento e avaliação de políticas públicas no Brasil.

 

Mauri Cruz é advogado socioambiental. É especialista em direitos humanos, militante, educador popular e consultor em planejamento, gestão e monitoramento estratégico. Membro da Diretoria Executiva da Abong, do Instituto IDhES e diretor da Usideias, Cruz compõe o Comitê Porto Alegre do Fórum Social Mundial.


Quando: 24/agosto/2021 – 17hs

Quem: José Genuíno, Glenda Mezarobba, Luiz Sérgio e Mauri Cruz

Onde: TVT, Canal do Conde e Canal do Grupo Prerrogativas




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário