sexta-feira, 24 de setembro de 2021

Boaventura fala do direito emancipatório no "Brasil em Construção", na TVT


Considerado um dos mais importantes sociólogos do mundo, o português Boaventura de Sousa Santos vai hoje ao programa “Brasil em Construção”, do linguista e comunicador Gustavo Conde, com transmissão ao vivo pela TVT de SP e pelas redes sociais às 17h. 

 

Boaventura lança sua Coleção Sociologia Crítica do Direito, em 3 volumes, pela Editora Lumen Juris. Aqueles que acompanharem a live terão direito a um desconto de 60% em cada um dos três volumes da coleção. 


A obra reúne pesquisas de 4 décadas do sociólogo português, com dois trabalhos específicos de fôlego (O Direito dos Oprimidos, Volume 1 e A Justiça Popular em Cabo verde, Volume 2) e uma reflexão igualmente robusta sobre as relações da produção jurídica face aos acontecimentos históricos e sociais (As Bifurcações da Ordem Jurídica, Volume 3). 

Sobre o primeiro volume da série, Boaventura afirma: “neste livro publico o meu primeiro estudo, realizado no início da década de 1970, a minha dissertação de doutoramento, defendida em 1973 na Universidade de Yale (EUA). Consistiu numa análise sociológica do direito informal e da resolução de litígios na favela do Jacarezinho no Rio de Janeiro. Em tempos de ditadura militar, dei-lhe o nome fictício de Pasárgada, retirado de um poema de Manuel Bandeira, para não identificar a comunidade que generosamente me tinha acolhido.”

 

O segundo volume decorre de uma encomenda do governo de Cabo verde. Trata-se da “pesquisa sociológica que realizei em 1983-84 sobre os tribunais de zona ou tribunais populares de Cabo Verde, por solicitação do governo do jovem país independente presidido pelo Comandante Pedro Pires.”


Já o terceiro volume reúne um conjunto de pesquisas espaçadas ao longo de 4 décadas: “neste livro analiso, em contextos temporais e espaciais muito distintos, os complexos modos como a ordem jurídica, o direito e os tribunais refletem os processos de transformação social e simultaneamente os influenciam. A análise teórica é ilustrada empiricamente com alguns estudos de caso que mostram os dilemas e as tensões que se instalam no campo jurídico e no campo do ativismo político sempre que o direito é mobilizado por forças sociais com interesses opostos e até contraditórios.”

 

Participam da live de lançamento do livro a professora de Direito Internacional, Carol Proner, o ex-reitor da UnB, professor José Geraldo de Sousa Junior, a advogada Vercilene Francisco Dias, integrante do Quilombo Kalunga e a promotora de Justiça Alessandra Queiroga. 


Abaixo, os links para os livros: 


https://lumenjuris.com.br/acesso-a-justica-e-direitos-do-cosumidor/col--sociologia-critica-do-direito-o-direito-dos-oprimidos-volume-1-2a-ed--2021-3114/p


https://lumenjuris.com.br/acesso-a-justica-e-direitos-do-cosumidor/col--sociologia-critica-do-direito-a-justica-popular-em-cabo-verde-volume-2-2a-ed--2021-3115/p


https://lumenjuris.com.br/acesso-a-justica-e-direitos-do-cosumidor/col--sociologia-critica-do-direito-as-bifurcacoes-da-ordem-juridica-volume-3-2a-ed--2021-3116/p


Assista a live com Boaventura: 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário