sexta-feira, 2 de abril de 2021

O Manifesto pela Consistência Democrática, por Gustavo Conde

Comovido pelo grau de imperícia na confecção do “Manifesto pela Consciência Democrática”, assinado por seis presidenciáveis, proponho uma nova redação da carta, potencializando a voz que dali brota naturalmente. Eis a missiva: 


"Manifesto pela CONSISTÊNCIA democrática 


Muitos brasileiros conscientes de si e do mundo lutaram pela Reconquista da Democracia na longínqua e saudosa década de 80. O movimento “Diretas Já” chegou a fazer um magistral palanque amplo que possibilitou a eleição de José Sarney para o Planalto Central, a volta triunfante das eleições diretas para o Executivo e o Legislativo (conforme consta nos livros de história) e a proliferação da Constituinte. Três décadas depois, passaram-se 30 anos. 


A conquista do Brasil branco e limpo sonhado por nós conquistadores não pode prescindir - nem sequer se esquecer - da Democracia. Ela (a Democracia) é o nosso chão, o nosso amor, a nossa garantia, a nossa madrinha, a nossa inspiração, o nosso céu, o nosso doce-de-leite, a nossa mãe. 


Não há Democracia sem Constituição. Não há luz sem escuridão. Não há amargo sem doce. Não há céu sem inferno. Não há esquerda sem direita. Não há pai sem mãe. 


A Democracia é o melhor dos sistemas políticos que a humanidade foi capaz de criar. Liberdade de expressão, respeito aos direitos individuais, justiça para todos, direito ao voto e ao protesto. Tudo isso só acontece em regimes democráticos [sic]. Fora da Democracia - essa mãe bonita e faceira - o que existe é o excesso, o abuso, a transgressão, o intimidamento e a submissão arbitrária ao Lula e ao PT. 


Exemplos não faltam para nos mostrar que o oportunismo pode emergir dos manifestos pela Democracia, sempre que as sociedades se distraem e fogem para Paris na defesa dos valores democráticos.


Homens e mulheres (e não a comunidade LGBTQI+) desse país que apreciam e degustam as maravilhas da LIBERDADE, sejam civis, militares, empresários ou funcionários, independentemente de filiação suprapartidária, cor, religião, time de futebol e escola de samba, devem estar unidos pela defesa da... CONSCIÊNCIA DEMOCRÁTICA (seja lá o que isso signifique).

 

Vamos defender a Frente Ampla Sem o Lula e o PT!

 

Viva Bolsonaro!

 

Ciro Gomes,

Eduardo Leite,

João Amoêdo,

João Doria,

Luiz Henrique Mandetta,

Luciano Huck."

 

Um comentário: